Nuvem

7ª Edição do Recifusion reúne arte, educação e música em programação agitada

Pelo 7º ano consecutivo, o Recifusion irá colorir e a agitar as ruas do Recife com muito graffiti, hip hop e cultura. Este ano o festival tem como tema “Conquistando Espaços, Fortalecendo o Traço” homenageando o Mês da Mulher e a crescente presença feminina na arte urbana.
O evento começa oficialmente no dia 23 de março (segunda) e vai até o dia 29 (domingo), com workshops, roda de diálogo, intercâmbio cultural, shows e produção de graffiti. Este ano são 64 artistas participando do festival. Os estrangeiros são de 7 países diferentes e os brasileiros vêm de 14 estados.

Miulky na ação Ser Mulher É - Foto Rafaella Ribeiro

A produção do evento selecionou através de convocatória 44 artistas, que participarão da Culminância Multicultural, etapa do evento que acontece nos dias 28 e 29 de março. Na ocasião os graffiteiros irão produzir painéis de graffiti ao lado do Colégio Nóbrega (Av. Oliveira Lima).

De Pernambuco, foram selecionados(as) 10 grafiteiros. De outros estados, há artistas de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo. Entre os internacionais, participações da México, Espanha, Uruguai, Canadá, Chile, Equador e Argentina.

 
:: ABERTURA OFICIAL::

Comemorando o início de mais uma edição do festival, o evento promove sua abertura oficial neste sábado (21), a partir das 22h, na Calidus (Recife Antigo). A entrada custa R$ 10.

A grande atração da noite é o rapper carioca Xará, que traz seu show ao Recife pela primeira vez. Ainda se apresentam DJ Preta One (PE), Arrete (PE), Sem Peneira pra Suco Sujo – SPPSS (PE) e DJ Zamiz (Bélgica).

Antes do início da festa, às 20hs, os artistas do graffiti Arkivo, Boony, Gust, Laay, Gabi Bruce e Zoe farão um live painting na frente do espaço, recebendo o público com trabalhos inéditos e feitos especialmente para a ocasião.

 
:: VIVÊNCIA::
Pela primeira vez na história do festival, artistas convidados participarão de uma residência artística onde poderão trocar experiências. O encontro acontece do dia 23 ao 27, no Espaço Fonte [4º andar do Edf. Pernambuco]. A proposta da atividade é oferece aos envolvidos tempo e suporte para reflexão, pesquisa, produção e estímulo a coletividade através de diálogos interdisciplinares.

IMG_6352

Os participantes serão estimulados através da relação com novas pessoas, utilização de novos materiais e a experimentação de uma liberdade criativa fora da rotina.

O público também poderá visitar o espaço e interagir com os participantes na terça-feira (24) e na quarta-feira (25), sendo necessário agendar através do e-mail direcao@recifusion.com.

 
:: AÇÕES (IN)FORMATIVAS::
No primeiro dia do festival, também tem início as atividades (in)formativas do Recifusion. Neste ano, há quatro opções de workshops, todos ministrados por mulheres, com inscrições já encerradas.

recifusion - ações informativas

Os encontros acontecem entre os dias 23 a 27 de março, das 9h às 12h (com exceção do Laboratório de Aquarela, que também acontece das 14h às 17h), no Caramiolas Lab [7º andar do Edf. Pernambuco].

As oficinas são: Laboratório de Aquarela, com Simone Mendes (PE), Iniciação Gráfica, com Gi Vatroi (PE), Mapeamentos Afetivos, com Dani Guerra (PE) e Juliane Xavier (PE) e Como promover sua arte nas Mídias Sociais, com Myrian Isis (PE).

Encerrando a programação (in)formativa, o Recifusion promove na sexta-feira (27) uma Roda de Diálogo com as graffiteiras Priscila Lima (Witch – PB), Andreza Cintra (Deza – AL), Lídia Soares (Viber – MG), integrantes do Cores Femininas (PE) e Lara Buitron (PE), militante do movimento feminista. A roda é aberta a participação de todos(as) e as convidadas cumprem o papel de dinamizar e mediar a troca de ideias na Roda.

 
::CULMINÂNCIA::
Um dos destaques do evento, a Culminância Multicultural acontece nos dois últimos dias de programação. Esta etapa do festival irá reunir cerca de 66 grafiteiros para a produção de painéis coletivos de graffiti no Centro do Recife, simultaneamente a shows e apresentações de dança.

B. Girls Rany Hilston (RecBeatsCrew) - Foto Rafaella Ribeiro

A movimentação nesses dois dias começa a partir das 10hs, na Av. Oliveira Lima (ao lado do antigo Colégio Nóbrega). O público irá conferir Batalhas de MC’s, break dance, apresentação de DJs e shows. Entre os destaques musicais: Gutierrez (RJ), Dj Lala K (PE) e Marechal (RJ).

 

::PROGRAMAÇÃO COMPLETA::

>> 28 – SÁBADO <<
10h – Produção de Graffiti
14h – Batalha das Batalhas (Mc’s) – DJ Rone – Mr Cínico – Poema Liricista – Pica Pau – TAI
15h – PIMPEX com Mundano(SP) e Artistas Convidad@s
20h – Cypher de BREAK – DJ MAS (PE)
21h – RAP Gospel – Mc Cleyton, Mc Rubi e Jota DS
22h – DJ BIG E CONVIDADOS (PE) Long Mc, Mc Gênio, Junior MC e Maciel Salú.
23h – Diomedes Chinaski (PE)
00h – Gutierrez (RJ)
01h – Karol de Souza (SP)

>> 29 – DOMINGO <<
10h – Produção de Graffiti
14h – RF7 Break Battle – Seletiva para o Battle Skill (BH) | DJ Stanley e MC Okado
17h – DJ Lala K (PE)
18h – Palha de Coco (PE)
19h – Negrita (PE)
19h40 – Douglas DIN (BH)
20h10 – Final da Jornada de MC’s
21h – Marechal (RJ)

 

::LISTA DE ARTISTAS (Vivência)::

::NACIONAIS::
AL Joe/ Simplez AM Tina/ Lobão BA Drico/ Fozi/ Lee27 CE Pirata DF Kosha/ Odrus/ ES AQI GO Gerdaz/ Lego MA Gugs/ Iges MG Hisne/ TinaSoul/ Viber/ Nica/ Musa/ Krol PB
Dedoverde/ Shiko/ Witch PE Arbos/ Boris/ Florim/ Jouse Barata/ JrCam/ Leila/ Nathy/ Outro/ Splach/ Tj Graff/ Heron Azul de Barros/ Heter/ Muchacho/ Naara/ Pri / Ranne/ Start RJ Lya Alves/ Memi/ Se7/ Talu/ Next/ Bobi RN Bones/ Pok SP Image/ Primat/ Primo1/ Smoky/ Nick Alive/ Fhero

 

::INTERNACIONAL::
MÉXICO Rock/ Drain/ Kidghe ESPANHA Zësar URUGUAI Kaniche CANADÁ Shalak CHILE Antisa EQUADOR Bln ARGENTINA Chun li
Serviço 7º Recifusion – Festival Internacional de Graffiti 23 a 29 de março
www.recifusion.com
www.facebook.com/Recifusion

 

::REALIZAÇÃO::
33CREW
Produção:
Caramiolas
Parceria:
Camapoam
RedBull
Colorgin
Sherwin Williams
KeepitReal
Ato Periférico
Curso Nobre
Nuvem Produções
Apoio:
Zupi
Posca
Collorzine
Funky
Ultimato
Faros Web
Prefeitura do Recife
Compesa
Incetivo:
Fundarpe
Funcultura
Governo do Estado