Nuvem

7º Recifusion abre inscrições para atividades (in)formativas

Em sua sétima edição, o Recifusion continua na luta pelo reconhecimento da importância artística e social do graffiti, neste ano focando ainda mais na visibilidade e protagonismo feminino dentro da arte urbana. Para isso, o festival realizará uma série de ações, como workshops, roda de diálogo e também a produção do painel artístico principal, alimentando a interlocução e apresentação das mulheres artistas no graffiti.

As inscrições para os workshops começam nesta segunda-feira (09) e vão até a próxima segunda-feira (16), através do link, gratuitamente. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de março através do site oficial do Recifusion. Os encontros acontecem entre os dias 23 a 27 de março, das 9h às 12h (com exceção do Laboratório de Aquarela, que também acontece das 14h às 17h), no Caramiolas Lab [7º andar do Edf. Pernambuco]. Além dessas atividades, também haverá uma Roda de Diálogo com o tema “Conquistando Espaços – A participação e produção feminina na arte urbana”, com a presença de artistas e militantes do movimento feminista.

O Recifusion preparou quatro oficinas diferentes, todas ministradas por mulheres. São elas: Laboratório de Aquarela, com Simone Mendes (PE), Iniciação Gráfica, com Gi Vatroi (PE), Mapeamentos Afetivos, com Dani Guerra (PE) e Juliane Xavier (PE) e Como promover sua arte nas Mídias Sociais, com Myrian Isis (PE).

Os workshops buscam oferecer aos participantes conteúdos de qualidade e que se mostrem  úteis para seu desenvolvimento enquanto artistas. O “Laboratório de Aquarela”, por exemplo, busca despertar a criatividade e habilidade de cada aluno, tratando a pintura como veículo de comunicação, mesmo aqueles que não estão acostumados com a técnica.

Já os participantes da “Iniciação gráfica e suas possibilidades” terão suas capacidades criativas estimuladas e direcionadas ao design gráfico, ajudando assim no desenvolvimento de identidades visuais e/ou diagramação.

Gi Vatroi

Gi Vatroi (PE)

A relação com a cidade e como isso se expressa artisticamente é o foco da oficina “Mapeamentos Afetivos”, em que os participantes terão seus olhares despertos para os aspectos subjetivos da cidade. Juntos, eles irão exibir o resultado do trabalho numa exposição de pequeno porte.

Danielly e Juliane

Dani Guerra (PE) e Juliane Xavier (PE)

As mídias sociais são de extrema importância na hora de difundir conteúdo, e com a arte urbana não poderia ser diferente. No workshop “Como promover sua arte nas Mídias Sociais”, cada participante irá descobrir como expandir a presença online de seu projeto pessoal. Além disso, também poderão aprender mais sobre como aplicar ferramentas de marketing às suas produções.

Encerrando a programação (in)formativa, o Recifusion promove na sexta-feira (27) uma Roda de Diálogo com as graffiteiras Priscila Lima (Witch – PB), Andreza Cintra (Deza – AL), Lídia Soares (Viber – MG), integrantes do Cores Femininas (PE) e Lara Buitron (PE), militante do movimento feminista. A roda é aberta a participação de todos(as) e as convidadas cumprem o papel de dinamizar e mediar a troca de ideias na Roda.

recifusion

A 7ª edição do Recifusion acontece entre os dias 23 e 29 de março, no Recife, e conta com o apoio do Funcultura.

Oficineiras

::Simone Mendes (PE)::
Ilustradora freelancer desde 2007, conta com duas exposições individuais e cinco livros ilustrados. Traços leves, muito colorido e temas alegres fazem parte do trabalho da artista.

::Gi Vatroi (PE)::
Formada em Design Gráfico pelo IFPE, mediou uma palestra de Ronaldo Fraga no 6º FestiPoa Literária, participou da exposição LI.TER.ATO – Provocação Cultural dentro do festival No Ar Coquetel Molotov. Além disso, também desenvolveu ilustração e projeto gráficos para projetos de Luna Vitrolira e projeto Clarear (Celpe).

::Dani Guerra (PE)::
Graduada em Artes Visuais pela UFPE, tem experiência como professora, mediadora e arte educadora. Atualmente, faz parte do coletivo “Será o Benedito?”.

::Juliane Xavier (PE)::
Formada em Artes Visuais pela UFPE, cursa Letras na Unicap. Possui experiência com mediação cultural, arte educação e em projetos junto ao coletivo “Será o Benedito?”.

::Myrian Isis (PE)::
Formada em Design de Moda pela FBV, trabalha desde 2011 com Social Media, participando de diversas oficinas e cursos. Já foi coordenadora de Mídia no Fora do Eixo Pernambuco e hoje atua na Frevo Comunicação.

::Serviço::
Workshops do 7º Recifusion
Quando: De 23 a 26 de março de 2015, das 9h às 12h
Inscrições: de 09 a 16 de março através do link [http://bit.ly/inscriçãorf7]
Resultado: 18 de março
Onde: Caramiolas Lab (Avenida Dantas Barreto, 324, – Edf. Pernambuco)
Gratuito
Roda de Diálogo: “Conquistando Espaços – A participação e produção feminina na arte urbana”
Quando: 27 de março, das 14h às 17h
Com Priscila Lima (Witch – PB), Andreza Cintra (Deza – AL), Lídia Soares(Viber – MG), integrantes do Cores Femininas (PE) e Lara Buitron (PE).
Onde: Caramiolas Lab (Avenida Dantas Barreto, 324, – Edf. Pernambuco)
Gratuito