Nuvem

Aquarelas Pixeladas: Adam Lister recria personagens da Cultura Pop com com efeito geométrico

Já tentou pensar como seria a visão de grandes ícones da Cultura Pop de uma forma, digamos, pixelada?

É isso que Adam Lister, um pintor norte-americano, consegue fazer com suas obras. Mesclando como inspirações grandes marcos da cultura do entretenimento e também sua estética, Adam conseguiu reproduzir imagens icônicas da indústria usando uma técnica inspirada em modelos de videogames dos anos 80, como o Atari, que eram verdadeiras febres de consumo.

Com 37 anos e atualmente residindo em Nova York, o artista não vê regras nem padrões para ousar em suas produções. As figuras usadas nas suas artes também não são nada limitadas. De elementos frescos na nossa memória, como o personagem principal da série ‘Breaking Bad’ a  clássicos como as gêmeas de ‘O Iluminado’, a figura de Frida Khalo , estampada em efeitos quadriculados, e a recriação de obras famosas como ‘O Grito’ de Edward Munch, despertam a curiosidade do público. “Há tanta poluição visual, especialmente na televisão e online que, quando pinto, quero simplificar, me distanciar de todas as distrações”, declara Adam.

Assim, o exercício que ele faz é perceber qual o menor nível de informação visual que ele pode incluir e ainda assim resultar em uma pintura identificável. Por exemplo, a imagem original pode ter até oito tons diferentes, mas ele vai fazer em dois. Por isso, alguns assuntos são reconhecíveis na hora enquanto outros a gente leva um tempo pra entender. “Às vezes demora um pouco para a pessoa registrar e interpretar o que deve ser aquilo, o que é engraçado e parte do jogo.”

Será que você consegue identificar elementos, momentos e artistas representados por Adam Lister em seus quadros de aquarelas usando a técnica em pixels?

Confira abaixo:

adam-lister-7-618x616 adam-lister-8-822x510 adam-lister-10-770x616 adam-lister-11-822x591 adam-lister-13-542x616 adam-lister-15-489x616