Nuvem

“AZORES” traz olhar sobre o verde de Marcio Vilela

Será aberta nesta quarta-feira (13), às 18h, a mostra AZORES, do artista pernambucano, Marcio Vilela. A exposição traz uma série de fotos feitas durante dois anos em Portugal, onde está radicado, e na residência artística realizada no Recife. São diversas imagens que retratam o verde e suas nuances. A mostra fica aberta ao público até o dia 13 de setembro, no Mamam no Pátio, que fica na Casa 17 do Pátio de São Pedro.

Azores#6

Marcio Vilela define seu trabalho, realizado na ilha de Açores ou AZORES (como é mundialmente conhecida), em Portugal, como “uma busca de si mesmo”. Em suas fotografias é possível observar a exuberância das copas verdes das árvores em meio à neblina, aproveitando o contraste das cores.

Azores#2

Outro momento de AZORES é o resultado da residência artística realizada por Vilela no período de 17 de julho a 8 de agosto de 2014, no Recife. Nela, o artista desenvolveu uma pesquisa sobre algumas áreas verdes da cidade, a que denominou de “bolsas”, ou áreas verdes de matas “estranguladas”. Diversas eram as opções, entretanto, por questão de tempo e empatia com alguns dos lugares, o artista terminou por concentrar sua pesquisa no Parque Estadual de Dois Irmãos e no Jardim Botânico do Recife.

Azores#3

No Parque Estadual, o artista desenvolveu uma pesquisa de paisagem utilizando a fotografia de grande formato como suporte. Partes desses estudos de paisagens podem ser visualizadas através das polaroides feitas por Vilela. No Jardim Botânico, o artista coletou 30 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica para a realização de um estudo da cor verde, através da extração da clorofila destas plantas. O resultado pode ser visto no livro de estudo produzido pelo artista, no qual apresenta as diversas tonalidades da cor verde presentes nas espécies.

SERVIÇO
Abertura da exposição “AZORES” – Marcio VilelaData: 13 de agosto, quarta-feira, às 18h

Local: Mamam no Pátio, Pátio de São Pedro, Casa nº 17, São José – Recife – PE
Período de visitação: de 14 de agosto a 13 de setembro de 2014.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – das 9h às 17h
Telefone: (81) 3355-6764
Entrada franca