Nuvem

Deleitura encerra atividades no Recife com lançamento de HQ

Depois de 128 h/aulas, os alunos do curso “Deleitura : de quadro a quadro” irão apresentar seus resultados reunidos no fanzine Sótão HQ. O lançamento acontece no dia 11 de julho no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, equipamento da Prefeitura do Recife. O curso foi criado pela Livrinho de Papel Finíssimo em parceria com a Fabrica-si e Núcleo de produção Engenho Digital, e realizado com recursos do Funcultura – Fundo de Cultura de Pernambuco, com apoio cultural do MAMAM e Sesc Ler Goiana.

Ao longo dos encontros, cada participante desenvolveu a sua história desde a concepção do roteiro até o pensamento sobre a divulgação e distribuição dos livretos. Além de um momento importante para o cenário editorial pernambucano, o curso se mostrou para os educadores como um experimento metodológico de ensino-aprendizagem do processo de produção de histórias em quadrinhos.

Foram quatro módulos – Concepção e Roteiro, Ilustração, Arte-Finalização e Publicação -, ministrados por Rodrigo Acioli, Tiago Acioli, Camilo Maia e Sabrina Carvalho, respectivamente. Num processo cumulativo, em que a mesma história pensada no primeiro módulo foi sendo trabalhada em camadas de diversas naturezas, os educadores acreditam que o objetivo principal de propiciar autonomia a quem produz quadrinhos para a autopublicação foi alcançado. O processo pode ser acompanhado através do site deleitura.com.

O acesso às atividades e material necessário foi totalmente gratuito. As 50 vagas oferecidas foram disputadas por 133 candidatos que enviaram textos sobre seu envolvimento com as HQs e sua expectativa com relação ao curso. As aulas aconteceram no Recife e em Goiana, onde a exposição dos resultados aconteceu no último dia 6, no foyer do Centro Cultual Historiador Antonio Corrêa de Oliveira, no Sesc Ler Goiana.

OS EDUCADORES

Sabrina Carvalho é produtora e editora de livros, participa da Livrinho de Papel Finíssimo  também como educadora, coordenadora editorial, assistente de diagramação, produtora gráfica e montadora de livros desde 2007.

Camilo Maia é designer gráfico formado pela UFPE e fanzineiro de longa data, também atua como professor de oficina de fanzine já há quase 15 anos. Nos últimos anos, tem desenhado, projetado e diagramado para livros e quadrinhos diversos através do coletivo editorial Livrinho de Papel Finíssimo.

Tiago Acioli tem desenvolvido atividades na área de mediação pedagógica em museus, psicologia educacional infantil e como professor de artes plásticas em escolas municipais da cidade do Recife. Se envolveu com a linguagem dos quadrinhos, elaborando projetos culturais na área de HQs autorais, tais como “A Morte e a Morte de Frei Caneca” e “O Carapuceiro” (no prelo) e ministrou a oficina de quadrinhos: “Convite Aos Quadrinhos”  (Escola Municipal João Pernambuco, 2013).

Rodrigo Acioli é historiador, escritor e roteirista de quadrinhos. Integrante da Livrinho de Papel Finíssimo Editora e do coletivo de artes plásticas, gráficas e literárias Fabrica-Si: artes delírios. Foi roteirista da novela gráfica “A Morte e a morte de Frei Caneca” e escritor e editor do livro “Histórias Sujas e Mal Acabadas do Rock’n’Roll”.

 

SERVIÇO
Evento de culminância do curso Deleitura : de quadro a quadro

Recife
MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Lançamento do fanzine Sótão HQ
11 de julho (sexta-feira) a partir das 19h.

CONTATO PARA ENTREVISTA
Sabrina Carvalho – (81) 9965.4458
Rodrigo Acioli – (81) 9738.5308
Eva Duarte (assessoria de imprensa) – (81) 9173.8073