Nuvem

Exposição Blush de Gio Simões Glasner

GIOVANNA SIMÕES GLASNER
O desafio da despretensiosa beleza

Por Sarah Falcão

Lucy (2)

Estetas são pessoas que vivem em busca da beleza. Para a pernambucana Gio Simões Glasner, a beleza está no universo feminino que admira desde a infância, quando frequentava o ateliê de moda de sua mãe. Com o tempo, esse universo cheio de delicadezas e sensualidade continuou presente quando esteve à frente da Figa – marca de moda feminina autoral que manteve no Recife até decidir ir morar na Alemanha. Em sua estada de dois anos no velho mundo, a moda ficou de lado, mas não sua admiração pelo universo feminino – principalmente pelas pin ups (as icônicas garotas-propaganda dos anos 50), que são uma grande referência para a artista. Por isso, nada mais natural que as mulheres fossem seu principal tema quando começou a pintar usando aquarelas com pastel seco, durante a residência alemã.

Das primeiras pinturas, self-portraits em fundo branco, ao desenho de mulheres em cenários e posições mais complexas – Gio enxerga sua arte como um desafio, e sua produção mostra bem isso. Cada detalhe acrescido em um novo trabalho é uma evolução, um desafio vencido – seja a textura de um móvel, uma cortina, rendas, papel de parede ou até mesmo um frasco de metal disposto no cenário. Sendo assim, a artista não se propõe a fazer discursos revolucionários com sua obra, ela simplesmente procura o belo – e através dessa procura, vence desafios técnicos. É um trabalho despretensiosamente belo e verdadeiramente esteta.

Para a artista, o desafio também está em se assumir como modelo de sua própria obra, deixando isso mais claro para quem vê suas pinturas mais atuais. “Desde o começo quis pintar mulheres, mas havia uma dificuldade em encontrar modelos e dirigi-las da forma que queria. Sendo assim comecei a produzir fotos minhas que serviriam de base para minhas pinturas”, explicou Gio.

Depois de uma exposição de sucesso na Nuvem (Recife-PE), a Nude (abril de 2014), onde mostrou toda a produção feita durante a residência em Berlim e de mostrar seu trabalho na ArtRua (braço da ArtRio que aborda o universo da street art) também através da Nuvem, a artista entra em exposição amanhã, 15 de outubro, no primeiro andar do Barchef (Recife-PE) com a série de desenhos em pastel intitulada “Blush”, boa parte produzida no Brasil. Nessa nova fase, a feminilidade é explorada de forma ainda mais encantadora, detalhada e fetichista. O próximo desafio fica por conta das pinturas em óleo, que pretende começar a produzir ainda este ano.

SERVIÇO:
Blush, por Gio Simões Glasner
Em cartaz de 16.10 a 16.11
Vernissage 15.10, às 20h

Discotecagem com a Dj Lala K e o cineasta Daniel Aragão
Barchef Mercado Gourmet. Rua Dezessete de Agosto, 1893 – Poço

Apoio: Tintas Iquine

Realização Nuvem Produções