Nuvem

Exposição Lula Cardoso Ayres: arte, região e tempo.

Com curadoria de Clarisse Diniz, Eduardo Dimitrov e Jamille Barbosa, a exposição retrospectiva “Lula Cardoso Ayres: arte, região e tempo é a mais significativa já montada sobre a vida e a obra do multiartista.

São 208 itens que contam a trajetória artística do pernambucano, sua contribuição para invenção cultural da região, além de obras nas mais diversas técnicas. Em exposição, peças (pintura, desenhos, fotografias, marcas, rótulos, murais), estudos de obras, material de trabalho, artigos de jornal e correspondências – itens produzidos de 1922 a 1980. 

Realizada pela Fundação Gilberto Freyre, com patrocínio cultural da Caixa Econômica Federal, a mostra ficará aberta até dia 27 de agosto de 2017 e incluirá na sua programação a realização de três debates e lançamento de livro.

Sobre o artista: Luiz Gonzaga Cardoso Ayres nasceu em Recife, em 26 de setembro de 1910. Aos 12 anos começou a estudar desenho e pintura com o arquiteto, pintor e vitralista alemão, radicado em Recife, Heinrich Moser, percursor da técnica de vitrais artísticos no Brasil. Em 1925, aos 15 anos, fixou residência em Paris, onde teve contato com os principais movimentos artísticos, inclusive com a arte moderna. Em 1932 retorna para o Recife. Presente em vários acervos de museus no Brasil (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MASP, Museu de Arte Aloísio Magalhães, entre outros), coleções particulares no pais e no exterior, além dos murais instalados em espaços públicos, a sua obra continua viva e a dialogar com a contemporaneidade, seja por seus atributos estéticos ou pela atualidade de suas técnicas.

:: Serviço ::
Exposição Retrospectiva Lula Cardoso Ayres: arte, região e tempo.
Local: Caixa Cultural Recife
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife / Recife-PE
Abertura: 15/06 – 19h
Visitação: Até 27/08 - Terça a Sábado, das 10h às 20h / Domingos, das 10h às 17h 
Entrada Franca

LULA