Nuvem

Exposição ‘Por Contato’ chega ao MAR (RJ)

A partir de terça (26/5), o Rio é convidado a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos.  Em cartaz no MAR (Museu de Arte do Rio), a mostra reúne imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades de impacto e de diálogo com o entorno.

DIVULGAÇÃO PROJETO FOTOLIBRAS (2)

O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais.

DIVULGAÇÃO PROJETO FOTOLIBRAS (5)

Desta forma, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas se transformam em ferramentas de diálogo. É também uma estratégia de empoderamento de grupos que frequentemente tem pouco ou nenhum acesso a meios de comunicação. O projeto é conduzido por artistas do grupo GEMA, estimula o surgimento de multiplicadores e permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.

 

Por Contato reúne imagens que promovem a inclusão social a partir da  valorização da diversidade, independentemente de características físicas, comunicacionais ou intelectuais. Enfatiza, desta forma, que a única diferença entre surdos e ouvintes é uma língua diferente. Além disso, busca incentivar a presença da comunidade surda no circuito de produção cultural, do qual frequentemente é excluída pelo despraparo da sociedade e das próprias instuições de cultura.

 

Sobre o GEMA

 

O GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte) é uma entidade sem fins lucrativos que conduz atividades educacionais e culturais com foco na inclusão visual. Estimula a produção, uso e leitura da imagem de forma criativa, lúdica e crítica, a fim de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É composto pelos artistas Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima.

 

SERVIÇO

 

Por Contato (exposição do Projeto FotoLibras)

Onde: MAR – Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)

Quando: 26/5 a 5/7 (bate-papo e lançamento do catálogo na terça 26/5 às 11h)

Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.

Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br