Nuvem

Nuvem estreia novo portal

Site reúne cadastro de artistas, notícias, agenda, loja e prepara aplicativo

Veja também: Teaser do portal nuvem do Youtube

A Nuvem Produções, especializada em projetos de artes visuais com foco em arte urbana, lança no próximo dia 5 (quinta-feira), uma nova plataforma online de arte brasileira, o encorpado Portal Nuvem. O site transcende a parte institucional da empresa e abre espaço para a materialização na internet de um real panorama dos artistas contemporâneos do País. O projeto vai agregar um arrojado cadastro público de artistas brasileiros em atividade, notícias e artigos, agenda de eventos, loja virtual e, até o final do ano, um aplicativo de mapeamento de arte urbana. O lançamento acontece na quinta-feira, às 19h, na sede da produtora, na Galeria Joana D’Arc, no Pina, com as participações de Galo de Souza (como MC) e DJ Damata e Sarah Falcão.

“Numa demanda natural, a Nuvem já cumpria no seu site o papel de apontar artistas, falar de novos nomes, mostrar o que estava circulando e sendo oxigenado no universo da arte. Mas fazíamos isso com o filtro do nosso trabalho, revelando nossos artistas e parceiros. O Portal Nuvem é bem mais democrático, incorpora a arte e traz visibilidade para todos os artistas, não apenas os que já conhecemos. É um facilitador não só de debate e circulação de obras, mas um fomentador do mercado de arte, já que qualquer artista pode disponibilizar seus contatos no cadastro”, comenta Cláudia Aires, sócia da Nuvem, que realizou trabalhos e parcerias com nomes como Derlon, Shiko, Galo de Souza, Acidum, Dani Hasse, JotaZeroff, Gio Simões Glasner, Nando Zevê, Simone Mendes, Arbos, Bozó Bacamarte e outros.

O conteúdo do Portal também vai abordar a agenda de temas e eventos de artes visuais, trazendo notícias e artigos com colaboradores de vários estados do Brasil e também do exterior.

Entre os colunistas confirmados estão a jornalista Sarah Falcão, o artista Herbert Loureiro (AL), o designer João Faissal (PB), Marildo Montenegro e Claudiana Cordeiro (CE) a estudante de animação Stephanie Medeiros (EUA) e a escritora Adriana Vaz (Suíça).

“Nossa primeira loja virtual, a Nuvem Store, criada em 2011, surgiu justamente num contexto da popularização do comércio eletrônico de arte e o surgimento de uma nova safra de artistas, muitos oriundos do grafite, não se adequavam ao modelo tradicional utilizado pelas galerias. (As galerias) deixavam de fora do grande circuito muitos talentos promissores, muitas vezes por preconceito ou falta de conhecimento do trabalho desenvolvido. O Portal vem também para ampliar o circuito artístico, democratizá-lo na web e permitir que os talentos sejam mais facilmente revelados”, avalia Guga Marques, sócio da Nuvem.

Artistas novos, principalmente de Pernambuco, que antes sentiam dificuldade em apresentar e circular os seus trabalhos, já tinham, através da Nuvem, a oportunidade de venda e divulgação (site, redes sociais e loja virtual) de chegar ao grande público consumidor, sedento por novidades da área. Os artistas revelados no cadastro do Portal podem ser selecionados e entrarem para o casting da loja, dependendo do crivo dos realizadores da Nuvem.

 O Portal vem também para ampliar o circuito artístico, democratizá-lo na web e permitir que os talentos sejam mais facilmente revelado

Com a consolidação desse novo modelo de divulgação e negócio, o site pretende estimular uma rede integrada de artistas que, além de terem a oportunidade de serem conhecidos pelo novo mercado consumidor criado pela internet, poderão formar parcerias artísticas entre si, através de projetos em comum e intercâmbios e difundindo a nova arte brasileira. O site foi patrocinado pelo Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura de Pernambuco).

Nova Geração

A ideia é também destacar jovens artistas com exposições mensais na sede da Nuvem e em uma série especial de vídeos do portal realizados ao longo do ano com o Olho Coooletivo, de Danilo Galvão (já artista parceiro da Nuvem) e Nathália Queiroz, que irá integrar a nova geração de artistas revelados no Portal. A primeira edição do projeto terá David Nascimento, que também inaugura no lançamento sua exposição individual na Nuvem.

Nascido e criado no Recife, David Nascimento (David Munster) é formado em artes visuais pela UFPE, e traz em seu trabalho referências de filmes b de terror, rock, HQs, numa mistura simbiótica para suas produções entre design e artes visuais onde se vê uma clara influência de cultura pop, política, música, etc. Os suportes variam entre pôsteres, pinturas em aquarela, acrílica, spray, carimbos, e principalmente gravuras e desenhos, de onde parte a maioria de seus trabalhos. Foi premiado em 2011 no Salão Universitário de Arte Contemporânea em 1° lugar pelo trabalho “Futilidade e propaganda”.

Na exposição individual “Corpo, caos, cidade” trata das relações com o entorno, do seu corpo com a cidade e o produto desse atrito, ou de sua tentativa de organizar o caos produzido pelo mesmo. Nestas obras, costuma empunhar a palavra como elemento de impressões para compor ou pintar imagens, e também lança mão de símbolos da própria cidade, produzindo stickers e lambe-lambe onde são colados pelas ruas .

Nuvem Street App

Além do Portal, a Nuvem também desenvolve uma versão de aplicativo móvel, que tará como principalmente plataforma um mapa da arte urbana. Baseado no Google Maps, o Nuvem Street App localizará trabalhos, ações e eventos de arte urbana tanto nos muros das cidades quanto em espaços expositivos. Funcionará em qualquer lugar do mundo e terá versões em inglês e espanhol. O aplicativo será lançado no fim deste ano.

O usuário pode fazer envio direto de imagem de um registro de arte na rua e postar no site através da localização via satélite. Os artistas cadastrados também podem se cadastrar e apontar onde estão produzindo seus trabalhos, avisando a seus seguidores das suas intervenções. As pessoas cadastradas, numa rede semelhante ao Instagram, têm a opção de apenas olhar os trabalhos mapeados ou seguir artistas diversos. Os integrantes da rede serão notificados (push) com alertas de área de onde uma obra mapeada está localizada. Artistas também poderão cadastrar obras à venda na Nuvem Store, que terá e-commerce no app.

Serviço

Quinta (5/6), às 19h
Exposição do “Corpo, Caos, Cidade” do Artista David Nascimento (PE)
Música: Galo de Souza e Dj DaMata
Nuvem Produções | Galeria Joana Darc – Av. Herculano Bandeira, 511, Pina