Nuvem

Imaginário de Luiz Gonzaga é tema para criação de estamparia têxtil

O universo iconográfico construído por Luiz Gonzaga ao longo de sua vida e obra foi a inspiração para o designer Guilherme Luigi criar a linha de estamparia têxtil Estampas Gonzaguianas. O lançamento do projeto acontece no Cais do Sertão no dia 06 de dezembro, mês em que se comemora o aniversário do Rei do Baião. O projeto conta com recursos do Funcultura.

Print

As estampas desenvolvidas seguem as linhas: Sertão, com o universo simbólico referente ao lugar de onde Luiz Gonzaga falava, com paisagens, fauna e flora locais; Traje, que trata da indumentária de couro e acessórios em couro e metal diretamente ligados à estética do cangaço e do vaqueiro; e Música, mais livre, na qual o designer tenta apreender o universo poético, o que provoca sentimentos, emoções, sensações.

Print

Uma pesquisa de referências embasou o processo de criação. Além da leitura acurada das capas dos discos e das letras das músicas de Gonzaga, as principais fontes foram os acervos do Memorial Luiz Gonzaga e do Cais do Sertão, equipamentos responsáveis pela salvaguarda e difusão desse legado. Outra rica fonte iconográfica utilizada foi o registro fotográfico de Josivan Rodrigues sobre a técnica e estética de confecção de indumentárias de couro a partir da lida do artesão Zé do Mestre.

Print

As Gonzaguianas foram desenvolvidas para o processo de produção de estamparia industrial, sendo a maioria delas também passível de reprodução artesanal. O resultado é uma linha têxtil voltada decoração e mobiliário, com possibilidades diversas para aplicação. A partir do lançamento, os arquivos para impressão estarão disponíveis com licença creative commons no website do projeto (estampasgonzaguianas.com.br). As estampas também irão constar em um catálogo impresso, com distribuição gratuita.

 Print

::Luiz Gonzaga

Nascido em 13 de dezembro 1912, em Exu, Serra do Araripe, Pernambuco, Luiz Gonzaga foi importante representante na difusão nacional da música e do imaginário do sertão nordestino. A paisagem crestada, a fauna e flora da sua terra natal pontuam sua poesia. Outro arrojo do Rei do Baião foi a apropriação da indumentária do vaqueiro em suas apresentações musicais.


::
Guilherme Luigi

Guilherme Luigi é designer gráfico graduado pela UFPE com mestrado em Design de Produto na ELISAVA em Barcelona. Desenvolve sua carreira profissional com foco na área cultural e no design de superfície. Desde 2013, vem desenvolvendo uma pesquisa voltada à paisagem gráfica do Recife que já resultou no projeto Dingbat Cobogó e no Dingbat Ladrilho Hidráulico, em fase final de produção. Participou da 10ª Bienal da ADG, recebendo destaque com a Identidade Visual do Centro de Artesanato de Pernambuco, além de integrar as Exposições “El millor disseny de l’any” em Barcelona em 2011 com seu trabalho de mestrado e a exposição Cidade Gráfica no Itaú Cultural em São Paulo, em cartaz até 4 de janeiro de 2015.

 

SERVIÇO

Lançamento do projeto “Estampas Gonzaguianas”
Cais do Sertão
Av. Alfredo Lisboa, S/N – Recife, PE
Dia 6 de dezembro às 17h

CONTATO PARA ENTREVISTA
Guilherme Luigi (81) 9927.2127
Eva Duarte – assessoria de imprensa – (81) 9173.8073