Nuvem

Joana Liberal – Exposição “Toca”

”É para sentir mais do que traduzir”. É esta a definição que Joana Liberal dá a Toca, a sua primeira exposição individual, que estréia neste Sábado, 08 de agosto, a partir das 18h nA Casa do Cachorro Preto.

cartaz joana imprensa

Esculturas em cerâmica, gravuras em linóleo, fotografias e uma instalação vão aguçar todos os sentidos do visitante.

Toca desnuda o íntimo erótico, natural, vibrante e revelador. Despudorada, em todos os sentidos, a exposição representa os sentimentos voláteis e duradouros como efemeridades marcantes. Como por exemplo, peças tão voláteis que só serão apreciadas pelos primeiros visitantes, “quem viu, viu, quem não viu vai só ficar sabendo e sentindo” antecipa a artista, fazendo mais mistérios.

 

TOCA tem o sentido de guarida, caverna, entoca, canto. Ao mesmo tempo, sugere o toque, provoca o tocar-se e o se toque. Provocação. O que pulsa e vibra do corpo, sua natureza e identidade.

É como observadora de si própria que Joana explora plasticamente o universo feminino e através de metáforas e simbologias, trata das relações sexuais, do poder, dos abusos embrenhados no habitual feminil.

toca

“Homens feios, porcos e maus. Finais infelizes ou apenas finais. Inquietações.
São imagens de uma experiência particular, questionável e inabdicável. É como o corpo, sua sensibilidade, sua relação com objetos e com o espaço e com o outro é atravessada por instrumentos, instituições, saberes e poderes.

E, ao mesmo tempo, uma denúncia e um alerta: quais as fronteiras entre social e individual; masculino e feminino; vida e morte; natureza e cultura, orgânico e artificial; presença e ausência?” brada Joana.

Joana Liberal (25) estuda artes plásticas, pela UFPE, tendo feito residência na UFMG em 2014.
Atuou no Programa Educativo do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), da Fundação Joaquim Nabuco e da Caixa Cultural.
Em 2015 participou da exposição coletiva Delas, nA Casa do Cachorro Preto. Compões o coletivo Gráfica Lenta e da Art Monta. Desenvolve trabalhos com modelagem, cerâmica, gravura, escultura, performance, costura e cenografia.

Abertura da exposição TOCA de Joana Liberal

com Hellcife Soundsystem
Sábado, 8 de agosto, às 18h
ACasa Do Cachorro Preto
Rua 13 de maio, 99
Cidade Alta – Olinda

contato – Joana Liberal 81 -998478719/ 998501117