Nuvem

Palafa Clube abre as suas portas com Expo de Daaniel Araújo

Depois do evento teste realizado na última quinta-feira (9), o Palafa Clube abre as portas para valer nesta sexta-feira (17), com apresentação do grupo musical Casa de Máquinas e mostra do artista Daaniel Araújo. A casa tem como proposta oferecer arte e cultura, caipirinhas e caipiroscas com frutas da estação e comidinhas que não vão decepcionar os amantes da gastronomia. O projeto irá funcionar nas sextas-feiras, na casa 245 da Rua Afonso Batista, no Espinheiro, espaço que já abrigou dois empreendimentos que deram o que falar na cidade – a casa noturna Cobogó e o projeto gastrô-intimista, Casa Estrela.

DaanielAraujo

O espaço, aconchegante e versátil, passará a refletir para o público essas características, sempre contando com programações inusitadas, apresentações musicais exclusivas, mostras de fotografia e artes visuais, lançamento de discos e livros, unindo diversas expressões artísticas.

ExpoDaanielAraujo-FotoLucas Oliveira

A programação do Palafa nesta sexta-feira inicia às 18h, com a inauguração oficial da exposição Pequena Reunião, que reúne 19 telas do pernambucano Daaniel Araújo. Com formação em design gráfico, Daaniel Araújo leva para o seu trabalho uma junção do grafismo com a pintura tradicional. Seus trabalhos são barulhentos, trazem fragmentos de flagrantes dos espaços e lugares pelos quais circula. O artista congela instantes da vida. Os espaços de sociabilidade, os amigos, as lutas e os movimentos sociais estão congelados em sua pintura. Essa operação pictórica é dada sob suportes, na maioria das vezes, encontrados no cenário urbano. Então, sob o descartável, a sobra, o resto dos excessos da vida urbana, o artista imprime recortes da sua/nossa experiência social e das sociabilidades afetivas capturados pelo seu olhar.

A música fica por conta da Casa de Máquinas, uma iniciativa de experimentação sonora formada por Caio Lima, Hugo Medeiros e Mateus Alves. Amigos desde os tempos do curso de Música da UFPE, eles se reuniram em 2013 para compor as jams de dança do Coletivo Lugar Comum. Motivados pela curiosidade acerca do poder do som no contexto da percepção do espaço-tempo, na Casa de Máquinas os músicos se lançam ao improviso como um caminho para comover afetos, provocar percepções, perturbar sentidos e investigar a forma. A instrumentação não é fixa e o repertório é a singular procura pelo movimento. Na Casa de Máquinas, a música está sempre por vir. A apresentação acontece às 21h.

Com sua vocação gastronômica, o Palafa Clube sempre primará pela arte da cozinha, com o seu porto de Food Trucks. Isso mesmo, uma novidade no Recife, um ancoradouro para receber os melhores restaurantes móveis da cidade e de outros estados. Este mês é a vez do Estelita Drive, que vai levar seu charme itinerante e um cardápio de primeira pra quem gosta de inovar no fast food. A entrada é franca.

O Clube - O Palafa nasce da sociedade entre o fotógrafo Rafa Medeiros, também um dos idealizadores da Casa Estrela, e o produtor Vinícius Carvalho, sócio-fundador do selo Santo de Casa Faz Milagre. Se por um lado Rafa, que da sua especialização em fotografia de gastronomia traz um estreito relacionamento com os chefs e a cena gastronômica da cidade, de outro Vinícius vem com a expertise da produção e a vivência musical peculiar ao Recife, para o Palafa Clube.

SociosdoPalafa Clube_FotoRafa Medeiros

O Palafa Clube é uma forma de movimentar essa economia criativa latente do Recife, seja na música, na gastronomia, na fotografia, mas especialmente na combinação de todos esses ingredientes. “Pensamos num ambiente de energia boa que gostássemos de visitar e estar. Boa música, ótima comida, ambiente agradável, com encontros pra ideias e experiências únicas, em clima de quintal de casa e todas as suas possibilidades”, explica Vinícius.

Para Rafa Medeiros, que já reside no imóvel há três anos e lá chegou a montar seu estúdio de fotografia e posteriormente a Casa Estrela, a ideia é possibilitar o fluxo de ideias, abrindo o espaço para a experimentação. “O diferencial que estamos pensando é o de trazer bebidas artesanais, artistas em lançamento, priorizando produtos e serviços autorais. A ideia é, em breve, abrir a casa para outras atividades como debates com coletivos, ateliês, exposições, lançamentos, um espaço para as pessoas trocarem ideia também”, conta o fotógrafo.

 

::Os sócios

Rafa Medeiros – Fotógrafo, especializado em fotografia gastronômica, é uma das principais referências da área no Nordeste. Fotografou cardápios de centenas de restaurantes e foi um dos idealizadores e realizadores do projeto Casa Estrela, espaço que recebeu mais de 40 chefes e onde hoje funciona o Palafa Clube.  Atua nos mercados de Pernambuco e São Paulo e tem clientes como os restaurantes Mingus, Tal, a fábrica da Pilar, e as agências Le Fil e Black Ninja.

Vinícius Carvalho – Produtor, sócio fundador do selo de difusão e promoção de eventos, Santo de Casa Faz Milagre, produz as bandas Tibério Azul e Fim de Feira. Vinícius é também idealizador e colunista do programa de rádio Backstage. Dentre 20 produções promovidas desde 2014, realizou o show de lançamento do último disco da Nação Zumbi, e o Réveillon Original Style, em Maracaípe. Foi diretor do Festival de Inverno de Garanhuns em 2013 e programador das homenagens aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

 

Serviço:
Palafa Clube #2
- Inauguração da mostra Pequena Reunião, de Daaniel Araújo
- Apresentação da Casa de Máquinas, às 21h
- Comes pelo Estelita Drive e drinks da casa.
Onde: Palafa Clube, Rua Afonso Batista, 245, Espinheiro, Recife – PE
Quando: 17 de abril, sexta-feira
Horário: das 18h às 0h
Entrada franca
Informações: (81) 9311-3307 | www.facebook.com/palafaclube