Nuvem

Parceria entre Silvan Kälin e Josevaldo Barros ganha versão livro de artista

Silvan Kälin e Josevaldo Barros em bate-papo na MauMau

Silvan Kälin e Josevaldo Barros em bate-papo na MauMau Galeria

 

“Encontrei em Basel, um boneco vazio e sem conteúdo, jogado, cuja utilidade ou propósito eu desconhecia. Sua forma simplificada e oca, seu plástico vagabundo, sugeria que seu corpo um dia já havia servido de embalagem. Um sorriso zombeteiro e medonho parecia me dizer que algo ali se perdeu.”

Assim começa o relato do artista suíço Silvan Kälin sobre o encontro com um recipiente descartado que iria leva-lo a criar séries de objetos-conceitos em suportes diversos: desenho, porcelana, madeira e cerâmica. Silvan lhe deu o nome de One Man.

Durante um dos períodos em que morou em Pernambuco, Silvan conheceu Josevaldo Barros, artesão ceramista gravataense, e iniciou um processo dialógico em que o artista provocava o artesão a criar novas peças a partir do One Man. Josevaldo deveria manter as expressões faciais do boneco, que passava a servir como molde.

Ao longo de um ano (2010-2011), a empatia marcou a relação entre Silvan e Josevaldo, o primeiro propunha tipos diferentes de homens, o segundo interpretava essas propostas através de esculturas em barro, o primeiro surpreendia-se, os dois alegravam-se. Daí nasceram tipos que fazem parte das vidas dos dois universos, tipos que apenas existem em Gravatá e tipos que existem na imaginação ou nas memórias de quem ama o cinema, as religiões, as mitologias.

Assim, foram concebidas as 83 figuras que estão na exposição One Man Fantasia, aberta no último dia 13 de maio, na Galeria MauMau, durante o evento Bazar Traga Sua Obra, promovido pela galeria aproximadamente a cada dois meses.  Na ocasião, foi lançado o livro que conta o processo, revela o teor das conversas entre Silvan e Josevaldo e traz fotos de todas as peças. A publicação foi impressa em risografia sobre papéis especiais, encadernada com capa dura e assinada pela Editora Aplicação.

_MG_4029A exposição permanece aberta à visitação até a próxima terça-feira (23 de maio), apenas com agendamento pelo email galeriamaumau@gmail.com ou pelo telefone 995560741. Para consultas sobre aquisição do livro, deve ser enviado email para silvan.kaelin@gmail.com. Para encomendas de One Man Fantasia, envie uma mensagem para Josevaldo.

Texto: Eva Duarte.

Fotos: Caio Tiburtino, gentilmente cedidas.