Nuvem

Publique-se – Festival de Publicação Independente

12004712_1502760876701199_2747834253094000444_n

A primeira edição do PUBLIQUE-SE! Festival de Publicação Independente acontece entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro de 2015. A programação envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliê de publicação.

Espaços do Museu da Cidade do Recife serão ocupados, com acesso gratuito ao público. A iniciativa é da Editora Livrinho de Papel Finíssimo e conta com incentivo do Funcultura – Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.

O PUBLIQUE-SE! tem como mote principal a autopublicação, ou publicação independente, desde a criação ao escoamento da produção. Foram concebidos ambientes para a reflexão e a prática, mas também o encontro e a troca de saberes entre elos de toda a cadeia produtiva do livro autoral.

O Museu da Cidade do Recife se transformará em um lugar de criação de alternativas para dar mais fluxo à produção editorial independente. Primeiro encontro realizado no Nordeste voltado especialmente para o tema, o PUBLIQUE-SE! pretende criar um ambiente em que artistas, editores e autores, além do público interessado, possam vivenciar esse mundo de modo intenso.

O Festival surge como uma oportunidade diante do grande crescimento da publicação independente no Brasil, das também crescentes dificuldades de posicionamento de mercado que enfrentam as pequenas editoras e da importância dessas editoras para a bibliodiversidade.

Formação
Séries de oficinas, debates e palestras, com temas definidos a partir de lacunas percebidas na formação das pessoas envolvidas no mercado editorial independente. As atividades têm o objetivo de propiciar o compartilhamento de experiências entre publicadores e equalizar saberes.

As oficinas visam suprir demandas detectadas ao longo do desenvolvimento da própria Livrinho de Papel Finíssimo e se destinam a um público que já pratica ou se interessa por autopublicação. A ideia é potencializar a cadeia produtiva em atuação. Já os debates e palestras se abrem ao público em geral interessado em cultura e contemporaneidade.

Exposição
Coletiva de livro de artista em duas modalidades: obras que estarão fisicamente expostas e liberadas para manuseio pelo público e vídeo realizado por Irma Brown a partir de fotografias de livros, que por qualquer razão não poderiam estar expostos. Cada categoria está concorrendo a prêmios no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000, com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação).

Através do projeto expográfico assinado por Gustavo Albuquerque, pretende-se criar um ambiente propício à reflexão sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria esteve a cargo de Betânia Corrêa de Araújo e Sabrina Carvalho (Livrinho de Papel Finíssimo), a partir da ideia de “Cadernos que viram livros que viram cadernos”.

Feira
Em resposta a convocatória lançada pelo Festival, 24 editoras independentes de diversos estados do Brasil foram selecionadas para compor a Feira PUBLIQUE-SE!, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça D’Armas do Museu da Cidade do Recife.

O objetivo dessa ação é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil (como as feiras Plana, Tijuana e Estampa).

Além das mesas destinadas a editoras com o mínimo de três títulos publicados, outras duas serão reservadas para comercialização por editoras independentes com até dois títulos e para distribuição gratuita de publicações autorais. Para alimentar além das almas, haverá feira de comida de rua.

Ateliê Publique-se!
Publicação na hora!

Um ateliê editorial montado com todo o equipamento básico para publicação de livros: computadores, máquinas impressoras/fotocopiadoras, papel e material de montagem artesanal. Aberto à participação do público, os textos apresentados podem ser poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. O autor pode acompanhar e participar ativamente de todo o processo editorial independente, ou seja, da edição, editoração, impressão e montagem de livros. No final do evento, serão lançados livretos com esses conteúdos.

O Ateliê PUBLIQUE-SE! esteve presente na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no início deste mês, em atividade que culminou com o lançamento de dois volumes impressos.