Nuvem

Thiago França espalha janelas fotográficas no Recife

Na intervenção Do Outro Lado, Thiago França ocupa a cidade com fotografias feitas em todo o Estado; ação artística ganha as ruas do centro e da periferia nesta semana

 Thiago Franca 2

Ruas, paredes e espaços vazios entrevistos sob o céu, a partir de janelas abertas. O artista Thiago França encerra o ano ocupando o Recife com fotografias de paisagens e cenas do cotidiano pernambucano emolduradas em 20 janelas de demolição.  As obras são deixadas permanentemente nos locais em que são expostas e passam a compor a paisagem urbana.

Com incentivo do Funcultura e produção de Adah Lisboa, a ação artística chega ao Recife depois de passar por Goiana, Triunfo e Garanhuns ao longo deste ano, e convida a repensar a relação com o meio e a redescobrir a intimidade com os lugares. “É uma exposição a céu aberto, no meio urbano. Utilizando materiais ao mesmo tempo banais e valiosos, toca o debate sobre a modificação do espaço ao abrir uma janela em um lugar remoto”, comenta França.

Por onde foram deixadas, as janelas causaram diferentes reações, de surpresas a estranheza. “Comecei a buscar uma maneira de, realmente, integrar as janelas aos lugares. Torná-las parte daquilo tudo. Essa era a ideia original, que a obra de arte valorizasse aquele local através do apego das pessoas por ela. As pessoas tinham que estar envolvidas para que tudo desse certo. Tinha que ser o tipo da coisa que você simplesmente gosta, sem explicação. Era tudo muito mais simples do que eu pensei no início”, descreve o artista.

Sobre o artista

Thiago França é fotógrafo, nasceu no Recife e viveu 17 anos no Acre. Retornou a cidade natal há 6 anos e vem fotografando o cenário Pernambuco por todo esse tempo. Em seu trabalho busca uma reflexão sobre a relação entre o cidadão contemporâneo – para ele, cada dia é mais frenético – e o meio em que vive. Vem experimentando o uso da fotografia em diferentes linguagens e, paralelamente, o reaproveitamento de materiais descartados no lixo, principalmente madeira.

 

SERVIÇO

Instalação DO OUTRO LADO (Thiago França) nas ruas do Recife

Quando: desde 14/12 no centro e a partir de 21/12 nas ruas da periferia

Informações:  (81)92781201