Nuvem

TOK&STOK TRAZ AS CRIAÇÕES DA PERNAMBUCANA JOANA LIRA EM SEIS COLEÇÕES EXCLUSIVAS

Nascida na intensa e colorida capital pernambucana, Joana Lira traz em seus traços a marca da sua terra natal, conhecida pelas variadas manifestações culturais. Há 15 anos em São Paulo, a artista plástica reconhece que a efervescência dos acontecimentos e encontros dessa cidade austera também influencia suas criações. “Tento colocar nos meus trabalhos as cores, o brilho e a alma das coisas e das sensações que me rodeiam, seja em Recife ou em São Paulo, seja em qualquer outro lugar que me desperte interesse ou curiosidade”, conta.

Na visão de Joana Lira criar é um exercício contínuo, povoado de erros e acertos, sem limites, por isso busca referências e faz pesquisas até amadurecer seu trabalho. Para o desenvolvimento das linhas da Tok&Stok foram necessários cerca de sete meses entre a criação de cada estampa ao acompanhamento e ajuste dos protótipos. Neste período a artista teve a oportunidade de atuar sobre diversos tipos de superfícies: papel, tecido, plástico, papelão, porcelana e vidro.

“Durante todo o processo criativo eu, toda a equipe da Tok&Stok e os fornecedores buscamos um mesmo objetivo: entender a melhor maneira do desenho dialogar com a superfície de cada produto a fim de atingir um bom peso gráfico em cada produto sem esquecer da qualidade”, ressalta Joana.

O resultado desse trabalho é o lançamento de cinco linhas exclusivas que estão à venda nas lojas da rede em todo o país: Fauna e Flores, Pollen, Casario, Voa Passarinho e Bico de Pena. Os clientes encontrarão as estampas em uma infinidade de produtos: roupas de cama, louças, copos, vasos, esculturas, incluindo papel de parede e cúpula para abajur. Além destas coleções, a Tok&Stok também lança os vasos esculturas Damiana do Rosário e Tobias Eurico.

A linha Pollen traz estampas nas cores pretas e brancas, em um olhar macroscópico sobre esse símbolo da fertilidade formado por grãos microscópicos. Já a Casario é inspirada na arquitetura de importantes centros históricos brasileiros, com suas igrejas e casas de “porta e janela”, e na influência da art déco.

JLIRA_02

JLIRA_03

A experiência de Joana em um projeto de identidade visual, que tinha por objetivo preservar a Mata Atlântica, a inspirou na criação da estampa Fauna e Flores, que traz as cores românticas para dentro de casa – uma homenagem à sua filha caçula, Dora.

JLIRA_04

Para criar a linha de pratos Bico de Pena, Joana trabalhou com caneta nanquim para fazer traços delicados. Para dar mais força ao desenho, as peças foram elaboradas em branco e preto, com toques de dourado – o que confere sutileza e elegância às quatro versões do produto.

JLIRA_05

Damiana do Rosário e Tobias Eurico são personagens em porcelana que podem ser utilizados como vasos ou esculturas, e trazem em cada face um desenho diferente – o que permite ao cliente criar cenários divertidos.  As peças têm 25 cm de altura e utilizam cores fortes, que é a marca registrada da artista.

JLIRA_06

Por permitir que as pessoas comprem dois homens ou duas mulheres, a coleção também passa uma mensagem de respeito à diversidade, ao ser humano.  “Desejaria que a peça passasse bem-estar para quem a adquire, e principalmente que também possibilitasse a visão do respeito a nossa cultura e tudo aquilo que a gente é”, completa Joana.

Apaixonada por pássaros, eles também estão presente nos trabalhos da artista plástica há alguns anos e são o eixo central dos produtos que ela desenvolveu em porcelana para a Tok&Stok. Em Voa Passarinho eles aparecem de forma gráfica e colorida nas esculturas de parede, em dois tamanhos diferentes.

JLIRA_07

Sobre a parceria com a Tok&Stok, a artista acredita que isso contribuirá para levar sua arte para os mais diferentes públicos.  “É muito gratificante ter a oportunidade de desenvolver uma gama extensa de produtos que possa circular comercialmente em tantas cidades brasileiras com um preço acessível. A minha maior expectativa é sempre que meu trabalho traga brilho, alegria e bem-estar para vida das pessoas”, finaliza.