Nuvem

VIRTUOSI PROMOVE OITO DIAS DE CONCERTOS E RECITAIS EM GRAVATÁ COM CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Apresentado pela Prefeitura de Gravatá, a charmosa cidade localizada no Agreste Pernambucano, recebe pelo sexto ano consecutivo uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o VI Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 18 e 25 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Diversos recitais estão programados para o festival, que apresenta pela primeira vez no Brasil, espetáculos com a pianista Tamila Salimdjanova, vencedora III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, o violinista norte-americano Giora Schmidt, o violoncelista russo Adrian Daurov, a pianista chinesa/americana Di Wu, o contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz e o Duo de piano Gastesi-Bezerra. Ao lado deles, nomes conhecidos do público do Virtuosi como o filipino Victor Asuncion e o violonista Mario Ulloa fazem novas apresentações no evento.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, assim como ocorre nos anos anteriores, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades vindo prestigiar o festival.

A sexta edição do festival recebe ainda cerca de 30 bolsistas, todos instrumentistas de cordas de Pernambuco, Paraíba, Brasília, Rio de Janeiro e outros estados que, além de integrar a orquestra do festival recebem aulas de professores como os violinistas Giora Schmidt e Clóvis Pereira Fiho; o violista Paulo Cortese; o violoncelista russo Adrian Daurov, além do contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz.

A programação tem início na sexta feira (18) às 20h30 na Igreja Matriz de Sant’Ana com o programa “Uma Noite na Espanha” em homenagem ao grande violonista espanhol Paco de Lucía, falecido recentemente. Na apresentação haverá a execução de obras de Turina, Sarasate, Bizet e o famoso Concierto de Aranjuez tendo como solista o violonista costa riquinho Mario Ulloa.

No sábado (19), o pianista filipino Victor Asuncion apresenta um programa dedicado a Liszt, apresentando várias transcrições feitas por este compositor de obras de Schubert, Schumann, Wagner e Gounod.

O festival recebe no domingo (20) às 11h da manhã o recital do contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz que será acompanhado ao piano por Victor Asuncion numa das obras. Edicson Ruiz saiu do projeto El Sistema da Venezuela e muito jovem foi convidado a integrar a Orquestra Filarmônica de Berlim. É um dos maiores contrabaixista do mundo atualmente.

O Duo de piano Gastasi-Bezerra formado pelos pianistas Estibaliz Gastasi e Márcio Bezerra se apresenta na segunda-feira (21). O Duo é reconhecido internacionalmente e dedica-se especialmente ao repertório de música contemporânea.

Seguindo a programação, na terça-feira (22), o festival apresenta a pianista Tamila Salimdjanova, vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2012. A presença da pianista no Festival de Gravatá foi um prêmio da Virtuosi Sociedade Artística ao vencedor do concurso. Tamila executará obras de Bach/Busoni, Debussy, Chopin e Prokovief.

No dia 23 de julho, às 20h30, sobe ao palco do evento o violoncelista russo Adrian Daurov, que vem pela primeira vez ao Brasil. Adrian divide o palco com a pianista chinesa/americana Di Wu, uma das finalistas do Concurso Van Cliburn.

Na quinta-feira (24), será a noite dos românticos com obras de Brahms e Schubert. O quarteto formado por Giora Schmidt, Paul Cortese, Adrian Daurov e Di Wu apresentará o Quarteto para piano e cordas em sol menor de Brahms. Em seguida, executam o quinteto de Schubert conhecido como “A Truta” com a participação do contrabaixista Edicson Ruiz.

O encerramento do festival ocorre na sexta-feira (25) com a Orquestra formada pelos jovens instrumentistas bolsistas do festival. O programa a ser apresentado é variado, contando com a presença de vários solistas, a exemplo de Edicson Ruiz executando o concerto de Bottesini em dó menor para contrabaixo, Adrian Daurov tocando o Concerto em dó de Haydn para cello e orquestra e Giora Schmidt tocando as Quatro Estações Portenhas de Piazzolla.

O VI Virtuosi de Gravatá tem patrocínio da Prefeitura de Gravatá e conta com o apoio da COPERGÁS, CEPE, FOLHA DE PERNAMBUCO E HOTEL CANARIU’S.

 

VI VIRTUOSI DE GRAVATA

SEXTA – 18
20h30 – Concerto de abertura – Uma Noite na Espanha
Uma homenagem a Paco de Lucia
MAIO ULLOA, violão
GIORA SCHMIDT, violin
PAUL CORTESE, viola
VICTOR ASUNCION, piano
ORQUESTRA DO FESTIVAL
RAFAEL GARCIA, regente

 

SABADO – 19
20h30 – VICTOR ASUNCION, piano

 

DOMINGO – 20
11h00 – EDICSON RUIZ, contrabaixo e VICTOR ASUNCION, piano

 

SEGUNDA – 21
20h30 – DUO GASTASI-

 

TERÇA – 22
20h30 – TAMILA SALIMDJANOVA

 

QUARTA – 23
20h30 – ADRIAN DAUROV, cello e DI-WU, piano

 

QUINTA – 24
20h30 – Brahms & Schubert
GIORA SCHMIDT, violino
PAUL CORTESE, viola
ADRIAN DAUROV, cello
EDICSON RUIZ, baixo
DI WU, piano

 

SEXTA – 25
20h30 – Bottesini & Piazzolla
EDICSON RUIZ, contrabaixo
GIORA SCHMIDT, violin
ORQUESTRA DO FESTIVAL
RAFAEL GARCIA, regente

 

Site do Virtusi